Índia: Retornando com Minha Família

Memórias de Uma Jornada Transformadora

Sentei na mala e, olhando para meu armário, mergulhei em memórias de 2009…

Lembrei da estudante que não deu importância a quem tentava convencê-la a ficar, que decidiu partir sem ter consciência do quanto isso mudaria seu jeito de ver o mundo.

Vieram lembranças do embarque… Do rosto do funcionário do balcão escrevendo uma dica de repelente no meu cartão e do seu sincero “Boa sorte!” quando eu já entrava no avião. Do voo da British via Londres, lembro de provar chutney de limão e anotar no meu caderninho que era algo muito ruim.

A Chegada em Mumbai

Ao relembrar minha chegada em Mumbai, senti nitidamente o barulho e o cheiro da fumaça de fritura na madrugada escura. Recordei a demora interminável do táxi para chegar em Colaba.

Sorri. Tudo passou, e faz um tempão…

Uma Nova Viagem, Agora em Família

Hoje, com minha família, embarquei para minha Incredible India.

Visitaremos lugares mágicos, outros nem tanto assim. Pela primeira vez, lhes apresentarei onde morei, onde estudei. Encontrarei meus amigos e os filhos de meus amigos.

Quero andar novamente de rickshaw, sentir o cheiro de sândalo, desviar mais uma vez de cocô de vaca na calçada. Quero andar de trem com eles, quero ficar bem pertinho da porta aberta, quero que sintam o vento no rosto, o cheiro de liberdade misturado com o de samosa frita passando pelo vagão.

Reflexões e Desejos para Essa Experiência

Enquanto penso em tudo isso, me observo desejando mais sorte do que na primeira vez.

Uma mistura de “sua louca” com “vai dar tudo certo”.

Desejo que todos que estão comigo se permitam sentir os diversos sentimentos que só a Índia consegue despertar dentro da gente.

Para meus afilhados e filhos especialmente (que sorte a minha estar com vocês!), desejo que aprendam a observar as diferenças culturais sem julgamento. E que, diante dos contrastes, questionem, reflitam e sempre, sempre respeitem.

Talvez seja muito para viajantes dessa idade, mas é assim que acredito plantar minhas sementinhas.

A Índia e Eu

Já escutei algumas vezes que romantizo a Índia — talvez por ser realmente apaixonada pela pessoa que ela me permitiu ser.